AS MENINAS DA ESMAC COMEMORAM VAGA NA FINAL
Natal (RN) -A Esmac/Ananindeua está na final da 19ª Taça Brasil de Clubes Feminina Adulta 1ª Divisão. Neste sábado (20/3), no ginásio Nélio Dias, em Natal (RN), as paraenses derrotaram o Dom Bosco (MS) por 1 a 0 na prorrogação, após um 0 a 0 no tempo normal.
Com o resultado, além de decidir o torneio neste domingo, às 11 horas, a equipe garante o acesso do Pará à Divisão Especial da Taça Brasil na próxima temporada. Já as sul-mato-grossenses terminaram a competição em terceiro lugar.
No início, o Dom Bosco mostrou o porquê de ser a equipe menos vazada do torneio, pois, mesmo com mais posse de bola, as paraenses não conseguiam penetrar no sistema defensivo sul-mato-grossense. Até as goleiras paraenses Paula e Camila foram instruídas pelo técnico José Mercy para ajudar na construção de jogadas, mas as tentativas foram frustradas.
Nos últimos cinco minutos do primeiro tempo, o ritmo de jogo mudou. A cinqüenta segundos do fim, a Esmac pôs mais uma bola na trave, em cabeçada de Wal. No rebote, Flávia aproveitou a goleira Mayara fora do lance e chutou, mas Leusa tirou em cima da linha e o placar da primeira etapa foi mesmo 0 a 0.
No segundo tempo, as equipes erravam muitos passes e não conseguiam concluir as jogadas. Aos onze minutos, o técnico Luiz Fernando optou por trocar a goleira Mayara pela fixa Pika, que passou a atuar como goleira-linha. A estratégia, também usada pela Esmac, era rodar a bola entre as atletas até conseguir abrir espaços na defesa adversária, mas não houve oportunidades para nenhum dos dois lados e o jogou foi terminou 0 a 0 no tempo normal.
Prorrogação
O esforço dos dois tempos dos seis dias de competição foi notado na prorrogação. Só aos 4min18 da prorrogação, uma chance foi criada, e dela saiu o gol. Após escanteio cobrado para o meio da área, Wal conseguiu desvio na bola e pôs as paraenses na frente do placar.
A segunda etapa foi de pressão total das sul-mato-grossenses. Com a equipe toda no campo de ataque, o Dom Bosco procurou o gol de todas as formas, mas não conseguiu empatar. A um minuto do fim, as sul-mato-grossenses ainda perderam Leusa, que foi expulsa e, com uma a menos, a reação ficou ainda mais difícil.
Após o apito final, houve muita comemoração das paraenses e do técnico José Mercy, que, para motivar as atletas, utilizou o general francês Charles de Gaulle, que comandou o as Forças Francesas no desembarque aliado na Normandia, região da França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. “Ele [De Gaulle] disse aos soldados franceses no Dia D que não sabia o que iria acontecer naquele dia, mas saberia que não faltaria vontade para libertar a França. Eu disse a mesma coisa para as meninas e elas entenderam e, mesmo muito cansadas, desejaram a vitória todo o jogo”, elogiou.
Do lado do Dom Bosco, ficou o lamento pela derrota e a sensação de que faltou pouco para chegar à final. “Faltou sorte hoje. Jogamos bem, foi um bom jogo, mas não conseguimos fazer a bola entrar”, sentenciou o técnico Luiz Fernando.
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5581
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você que gosta de esporte, partice deste blog com comentários...