22/03/2010

Esmac celebra campanha e título Fair Play


Goleira Paula recebe trófeu de Renan Pimentel

Natal (RN) -O título da competição não veio, mas a Esmac/Ananindeua (PA) sai da 19ª Taça Brasil de Clubes Feminina Adulta 1ª Divisão com o troféu Fair Play, concedido à equipe mais disciplinada do torneio. Nos seis jogos realizados, o time paraense recebeu apenas quatro cartões amarelos e nenhum vermelho.

“Disciplina e esporte caminham juntos. Nenhum time tem sucesso sem disciplina e obediência. Eu sempre digo isso a elas e esse troféu é um reconhecimento a nossa forma de jogar, que é limpa e se preocupa apenas em jogar futsal”, explicou o técnico José Mercy.

Para o treinador, a campanha deve ser comemorada. “É uma equipe muito jovem, que tem muito potencial para ser explorado e o vice-campeonato e a vaga na Divisão Especial são motivações para trabalharmos mais forte ainda no ano e preparar para os campeonatos que ainda temos para disputar”, ressaltou o treinador paraense.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5597

20/03/2010

Planaltina e Esmac duelam pelo título neste domingo

No confronto na fase de classificação, a Esmac (de amarelo) venceu por 3 a 2

Natal (RN) Esmac/Ananindeua (PA) e Planaltina (DF) decidirão a 19ª Taça Brasil de Clubes Feminina Adulta 1ª Divisão. A final será realizada neste domingo, neste domingo (20/3), às 11 horas, no ginásio Nélio Dias, em Natal (RN). Logo após o jogo, haverá a festa de encerramento do torneio, com a entrega da premiação para os três primeiros colocados, além dos troféus para a artilheira e para a equipe mais disciplinada.

O título é o pensamento das duas equipes, mas ambos os treinadores admitem que o principal objetivo já foi conquistado: a vaga na Divisão Especial da próxima temporada. No entanto, eles também confirmam que o título é uma coroação do trabalho realizado.

“Saímos de Brasília para não cair e agora podemos conquistar o troféu. Vamos entrar com força total para levar esse título para casa, pois trabalhamos muito e merecemos essa conquista”, afirmou Dinarte Duarte, técnico do time distrital. “É claro que queremos o título, pois será muito importante para o futsal feminino do nosso estado. Viemos de longe e estamos aqui para levá-lo para casa”, contou.

As duas equipes já se enfrentaram na competição e o time paraense venceu por 3 a 2. No entanto, segundo o técnico do Planaltina, o jogo deste domingo será realizado em outras condições. “Cada jogo é um jogo. É outra situação e não dá para dizer que conhecemos o adversário porque tudo muda de uma partida para a outra”, contou.

O técnico paraense concorda, mas avalia que os pontos fracos e fortes podem ser trabalhados. “É outro jogo, mas entramos conhecendo um pouco mais o adversário, sabendo no que ele é forte ou fraco. Mas é claro que o resultado anterior não influencia em nada”, avaliou.

Os dois treinadores terão todas as atletas à disposição para a partida. A fixa Marilda, do Esmac, que cumpriu suspensão automática na semifinal, está liberada para a partida.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5584

Na prorrogação, Esmac vence e está na final

AS MENINAS DA ESMAC COMEMORAM VAGA NA FINAL

Natal (RN) -A Esmac/Ananindeua está na final da 19ª Taça Brasil de Clubes Feminina Adulta 1ª Divisão. Neste sábado (20/3), no ginásio Nélio Dias, em Natal (RN), as paraenses derrotaram o Dom Bosco (MS) por 1 a 0 na prorrogação, após um 0 a 0 no tempo normal.

Com o resultado, além de decidir o torneio neste domingo, às 11 horas, a equipe garante o acesso do Pará à Divisão Especial da Taça Brasil na próxima temporada. Já as sul-mato-grossenses terminaram a competição em terceiro lugar.

No início, o Dom Bosco mostrou o porquê de ser a equipe menos vazada do torneio, pois, mesmo com mais posse de bola, as paraenses não conseguiam penetrar no sistema defensivo sul-mato-grossense. Até as goleiras paraenses Paula e Camila foram instruídas pelo técnico José Mercy para ajudar na construção de jogadas, mas as tentativas foram frustradas.

Nos últimos cinco minutos do primeiro tempo, o ritmo de jogo mudou. A cinqüenta segundos do fim, a Esmac pôs mais uma bola na trave, em cabeçada de Wal. No rebote, Flávia aproveitou a goleira Mayara fora do lance e chutou, mas Leusa tirou em cima da linha e o placar da primeira etapa foi mesmo 0 a 0.

No segundo tempo, as equipes erravam muitos passes e não conseguiam concluir as jogadas. Aos onze minutos, o técnico Luiz Fernando optou por trocar a goleira Mayara pela fixa Pika, que passou a atuar como goleira-linha. A estratégia, também usada pela Esmac, era rodar a bola entre as atletas até conseguir abrir espaços na defesa adversária, mas não houve oportunidades para nenhum dos dois lados e o jogou foi terminou 0 a 0 no tempo normal.

Prorrogação

O esforço dos dois tempos dos seis dias de competição foi notado na prorrogação. Só aos 4min18 da prorrogação, uma chance foi criada, e dela saiu o gol. Após escanteio cobrado para o meio da área, Wal conseguiu desvio na bola e pôs as paraenses na frente do placar.

A segunda etapa foi de pressão total das sul-mato-grossenses. Com a equipe toda no campo de ataque, o Dom Bosco procurou o gol de todas as formas, mas não conseguiu empatar. A um minuto do fim, as sul-mato-grossenses ainda perderam Leusa, que foi expulsa e, com uma a menos, a reação ficou ainda mais difícil.

Após o apito final, houve muita comemoração das paraenses e do técnico José Mercy, que, para motivar as atletas, utilizou o general francês Charles de Gaulle, que comandou o as Forças Francesas no desembarque aliado na Normandia, região da França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. “Ele [De Gaulle] disse aos soldados franceses no Dia D que não sabia o que iria acontecer naquele dia, mas saberia que não faltaria vontade para libertar a França. Eu disse a mesma coisa para as meninas e elas entenderam e, mesmo muito cansadas, desejaram a vitória todo o jogo”, elogiou.

Do lado do Dom Bosco, ficou o lamento pela derrota e a sensação de que faltou pouco para chegar à final. “Faltou sorte hoje. Jogamos bem, foi um bom jogo, mas não conseguimos fazer a bola entrar”, sentenciou o técnico Luiz Fernando.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5581

Dom Bosco e Esmac abrem semifinais em Natal

Natal (RN) -As semifinais da 19ª Taça Brasil de Clubes Feminina Adulta 1ª Divisão começam neste sábado com o jogo entre Dom Bosco (MS) e Esmac/Ananindeua (PA), às 15h30, no ginásio Nélio Dias, em Natal (RN).

Primeiro colocado no grupo A, o time sul-mato-grossense possui a defesa menos vazada da competição, com seis gols sofridos, e conquistou a vaga na última rodada, com uma vitória sobre o Santa Cruz (PE). Para o técnico da equipe, Luiz Fernando Borges Daniel, por causa do equilíbrio da competição, as semifinais serão decididas em detalhes. “É um jogo em que qualquer erro pode ser fatal”, afirmou.

A campanha da Esmac na Taça Brasil foi de recuperação. Após perder a primeira partida e empatar a segunda, o time paraense venceu dois jogos seguidos e, por folgar na rodada desta sexta-feira (19/3), teve que torcer contra o Planaltina (DF) ou o Santa Cruz (MG) para conquistar a classificação.

Como as mineiras não conseguiram a vantagem necessária para conquistar a classificação, a segunda vaga ficou com a equipe dirigida pelo técnico José Mercy, que viu o time crescer de produção durante o torneio. “A equipe foi encaixando durante os jogos e nesta semifinal espero que melhore mais. Só assim poderemos vencer e chegar à final”, completou.

Para a semifinal, o treinador mineiro não terá nenhum desfalque para a partida. Por outro lado, o técnico paraense não poderá contar com a fixa Marilda, que está suspensa por ter levado dois cartões amarelos. Quem também pode desfalcar a equipe paraense é a ala Wal, que sofreu uma queda no último jogo e ainda é dúvida para a semifinal.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/galeriaLiga.php

19/03/2010

Esmac vence Planaltina e assume liderança do grupo B

Franci da Esmac (de amarelo) chuta para marcar gol na vitória contra o Planaltina

Natal (RN) - Foi na força de vontade que a Esmac/Ananindeua (PA) venceu o Planaltina (DF) por 3 a 2 nesta quinta-feira (18/3), no ginásio Nélio Dias, em Natal (RN), em partida válida pelo grupo B da 19ª Taça Brasil de Clubes Feminina Adulta 1ª Divisão. O resultado levou o time paraense à liderança do grupo B, com sete pontos e deixou a equipe do Distrito Federal na segunda colocação, com quatro.

Na última rodada da fase de grupos, que será disputada nesta sexta-feira (19/3), a Esmac estará de folga, enquanto o Planaltina enfrenta o Amcab (PB), às 18h30. A vitória deixa o time do Distrito Federal com a mesma pontuação das paraenses e, caso o Santa Cruz (MG) não vença o Juventude/São Bento Trairi (RN), os dois times estarão classificados. Caso haja uma vitória mineira, a definição será pelos critérios de desempate, já que todos terão sete pontos.

A Esmac começou melhor na partida. Com a defesa bem postada e o ataque com mais objetividade, a equipe paraense dominou o jogo e marcou logo aos 4min48, com a fixa Marilda. Aos 13min30, a também fixa Gita fez 2 a 0 a favor das paraenses.

Ainda no primeiro tempo, após uma queda de mau jeito, a ala Wal, da Esmac, contundiu o ombro direito. Mesmo com dores, ela preferiu ficar em quadra para ajudar a equipe. “O professor perguntou se eu queria sair, mas eu não quis porque eu precisava ajudar nosso time”, revelou a atleta.

Na segunda etapa, o Planaltina melhorou e passou a ameaçar mais o gol paraense. No entanto, foi a Esmac que aumentou a vantagem, aos 27min53, com Marilda. Mas o time do Distrito Federal não sentiu o gol e cresceu na partida.

Aos 29min48, a ala Loira iniciou a reação do Planaltina, que saiu para o ataque em busca de mais gols. Nos contra-ataques, as paraenses levaram perigo, mas não conseguiram aumentar o vantagem.

Quando o jogo caminhava para o fim, o Planaltina marcou mais um gol. Aos 38min11, a ala Silvana diminuiu o placar para 3 a 2 e tornou o time do Distrito Federal só pressão em busca do empate. No entanto, a reação foi tarde e a vitória foi mesmo das paraenses.

Após o apito final, o banco paraense comemorou não só a vitória, mas também a força da vontade da equipe. “Foi um jogo duríssimo, mas tivemos uma atuação muito boa. A Wal, mesmo machucada, continuou em campo porque ela é importante para nosso esquema. Agora, temos boas chances de classificação e espero que isso ocorra porque elas merecem”, afirmou o técnico paraense José Mercy.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/galeria/index.php?idCompeticao=110

18/03/2010

Esmac vence e ainda luta pela classificação

Wal (de amarelo) comemora seu gol na vitória sobre o Juventude

Natal (RN) - A Esmac/Ananindeua segue viva na briga por uma das duas vagas do grupo B nas semifinais da Taça Brasil de Clubes Feminina Adulta 1ª Divisão. Ontem, o time paraense goleou o Juventude/São Bento Trairi (RN) por 6 a 1 e assumiu a segunda posição da chave com quatro pontos, mesma pontuação do líder Planaltina (DF) e do terceiro colocado Santa Cruz (MG). Já o time potiguar é o último colocado com apenas um ponto.

Com duas derrotas em dois jogos, a Esmac precisava da vitória para ainda sonhar com a classificação. Por isso, pressionando desde o início, as paraenses criaram chances de marcar, mas só conseguiram abrir o placar aos 13min19, com a fixa Franci completando cruzamento.

Atrás no placar, o Juventude saiu em busca do empate e abriu espaço para a velocidade do time paraense. Antes do primeiro tempo, a Esmac ainda marcou mais duas vezes, com as alas Wal e Pitchula.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro. Logo no início, em dois ataques rápidos, a equipe paraense ampliou o marcador para 5 a 0. A partir daí, a Esmac passou a administrar a partida, enquanto o Juventude tentava diminuir o placar, mas esbarrava na boa atuação da defesa paraense.

No minuto final da partida, as duas equipes ainda conseguiram mudar o placar. Aos 39min55, Wal marcou o sexto da Esmac e, quatro segundos depois, Magda marcou o primeiro gol do time potiguar.

Contente com o resultado, o técnico José Mercy espera o mesmo desempenho na partida desta quinta-feira (17/3), às 18h30, contra o Planaltina (DF), que decide o futuro das paraenses na competição. “Vamos para o tudo ou nada e é preciso jogar como hoje para vencer o jogo, que é importante por ser um confronto direto”, explicou. Mais cedo, às 17 horas, o Juventude tenta a recuperação contra o Amcab (PB).

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5538

17/03/2010

Esmac e Amcab empatam por 1 a 1


Natal (RN)- Esmac/Ananindeua (PA) e Amcab (PB) não saíram do 1 a 1 nesta terça-feira (16/3), no ginásio Nélio Dias, em Natal (RN), em partida válida pela grupo B da 19ª Taça Brasil de Clubes Feminina Adulta 1ª Divisão. Com o empate, as duas equipes somam o primeiro ponto na competição, mas as paraibanas só disputaram um jogo, enquanto as paraenses já realizaram duas partidas.

De folga na primeira rodada da competição, o Amcab queria começar a competição com vitória. Já o Esmac pretendia se recuperar da derrota por 4 a 2 para o Santa Cruz (MG) na estréia. No primeiro tempo, a força dos dois ataques parou na boa atuação das goleiras Irinha e Paula.

O segundo tempo começou a favor do time paraense, que conseguiu um gol no início. Aos 21min10, Wal arriscou de longe e abriu o placar. Após o gol, houve muita pressão do Esmac, mas as chances criadas foram desperdiçadas em erros de finalização.

Aos poucos, o Amcab melhorou e passou a oferecer perigo. Aos 28min10, o empate paraibano saiu de uma jogada inusitada. A fixa foi fazer lançamento longo, marcada de perto pela ala Betânia. Após bater na atleta paraibana, a bola voltou para dentro da área e as duas disputaram a posse no carrinho. Melhor para a paraibana, que conseguiu chutar e marcar o gol da igualdade.

Após sofrer o gol, o Esmac quis recuperar a vantagem perdida e passou ao ataque. Já o Amcab tentava explorar os contra-ataques, mas não conseguia roubar a bola com eficiência para tornar bem sucedida a estratégia.

De tanto pressionar, o Esmac conseguiu um pênalti a dois minutos do fim da partida. A ala Franci partiu para a cobrança e chutou no meio do gol, mas a goleira Irinha defendeu o chute e o rebote. Contente com o resultado, o time paraibano passou a valorizar a posse de bola até o fim do jogo.

O resultado provocou reações distintas nos dois treinadores. “Foi péssimo para nós. Dominamos o jogo, mas pecamos demais na finalização”, analisou o técnico paraense, José Mercy Nunes Rodrigues. “Para a estréia foi bom. Não jogamos bem no primeiro tempo, mas melhoramos muito no segundo e conquistamos um ponto importante”, avaliou o treinador d Amcab, Paulo Fernando Montenegro Mendonça.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/galeriaLiga.php

15/03/2010

Campeão e vice, Pará e Mato Grosso faturam ‘extras’

Maceió (AL) - Além do acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria sub-20 masculina, Pará e Mato Grosso, respectivamente, campeão e vice da segunda divisão da 17ª edição da competição, comemoram também os trófeus ‘Bola de Ouro’, concedido ao artilheiro, e ‘Fair Play’, à equipe mais disciplinada.

A vocação ofensiva dos paraenses está demonstrada na lista de artilheiros. Além do pivô Rato, que ficou com o trófeu ‘Bola de Ouro’ como goleador da competição, com 11 gols, o time teve ainda outros sete atletas que marcaram gols na competição, totalizando 36 tentos em sete partidas.

“O título é de grande importância. Estamos buscando algo assim há muito tempo, premiou o nosso esforço. A artilharia é algo que também eu vinha tentando em uma competição nacional, agora tenho estes dois trófeus, então é só comemorar”, declarou o pivô Rato.

Além do vice-campeonato, os mato-grossenses levaram também o trófeu ‘Fair Play’, como equipe mais disciplinada do Brasileiro de Seleções, segunda divisão. Durante toda a disputa foram apenas quatro cartões amarelos recebidos em cinco partidas.

“Prezamos muito a boa conduta dos atletas. Pregamos muito a disciplina e foi um reconhecimento para eles. Diante de todas as dificuldades, conseguimos mais um prêmio”, comentou o chefe da delegação do Mato Grosso, Austeclinio Junio.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/index.php

Na prorrogação, Pará vence o Mato Grosso e é campeão


Maceió (AL) - Pará é campeão da segunda divisão do 17º Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria sub-20 masculina. O título veio em uma partida emocionante diante do Mato Grosso, com vitória do time do Norte, por 5 a 4, na manhã deste domingo (14/3), no ginásio Tenente Madalena, em Maceió (AL).

O confronto só foi definido na prorrogação, após o empate por 4 a 4 no tempo normal. Os paraenses chegaram a estar perdendo por 4 a 3, mas a 13 segundos do final do confronto conseguiram o empate e forçaram o tempo extra, em que souberam dosar o jogo e saíram com a taça de campeão.

Na próxima edição da competição – prevista para ocorrer daqui a quatro anos, Pará e Mato Grosso disputarão a primeira divisão.

A decisão começou com as duas equipes adotando a cautela. Ninguém queria abrir espaço para o adversário. Os paraenses conseguiram furar o bloqueio mato-grossense em um contra-ataque. Rato foi mais rápido que a zaga e desviou vinda de um cruzamento da direita para o fundo do gol, aos 3min50. Mais tarde, aos 6min47, Rato fez mais um, chegando ao seu 11º gol em seis jogos.

Nos instantes finais da etapa inicial, Alysson descontou para a seleção do Centro-Oeste, aos 19min44. Porém, a resposta nortista ocorreu nos primeiros minutos da etapa complementar, com um tento do fixo Brenno, aos 24min20.

Mesmo com dois gols de desvantagem, os mato-grossenses não desistiram. William fez o segundo de sua equipe, aos 26min50, devolveu chances mais reais ao time comandado pelo técnico Marcus Penna. O empate veio com um belo gol de Alysson, que recuperou uma bola na defesa e conduziu até a saída do goleiro Roni, encoberto por um toque sutil, aos 32min07.

A virada do Mato Grosso veio já no minuto final, dos pés do ala Marquinhos, aos 39min15. Porém, os paraenses tiveram força para buscar a igualdade e levar a partida para a prorrogação. Faltando 13 segundos para o final, Neto completou um cruzamento e decretou o 4 a 4 no tempo normal.

 
Prorrogação

O jogo seguiu equilibrado no tempo extra. As duas equipes acusaram o cansaço depois de sete dias de competição. Neto chegou a perder um tiro livre da marca dos dez metros, defendido por Sidônio, ainda no primeiro tempo da prorrogação.

Nos instantes finais, o ala paraense Juninho atuou como goleiro-linha. A tática rendeu um maior volume de jogo aos nortistas que conseguiram retomar o comando do marcador aos 49min30, com um gol de Wallace, em um chute de longe, decretando a vitória e o título para os paraenses.

“O nosso time tem essa característica de acreditar até o final. Tivemos a oportunidade de empatar o jogo que estava praticamente perdido. Depois que eu fiz o gol uma emoção muito forte tomou conta, só tivemos cuidado pois faltava 30 segundos”, falou o fixo Wallace, um dos heróis do título do Pará.

“O título tem um sabor especial pelas circunstâncias da final e pelas dificuldades que enfrentamos desde a fase de preparação até agora. Fomos premiados”, complementou o jogador paraense, que marcou o gol que determinou a vitória, faltando 30 segundos para o final da prorrogação.

Os mato-grossenses tentaram explicar o que ocorreu. “Voltamos para o segundo tempo com muita vontade e mais organizados, mas o time paraense é muito qualificado. Fica uma boa impressão, nosso time é muito novo, e ganha quem erra menos, infelizmente perdemos o título em alguns detalhes”, lamentou o ala Alysson.


http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5494

Pará e Mato Grosso duelam pelo título da Segunda Divisão


Maceió (AL) - A decisão da Segunda Divisão do 17º Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria sub-20 masculina, ocorre neste domingo (14/3). Em quadra, Pará e Mato Grosso duelam, a partir das 11 horas, pelo título da competição que inicia uma nova era no salonismo nacional. O ginásio Tenente Madalena, em Maceió (AL), abriga a final.

Certo é que as duas equipes disputarão na próxima edição, prevista para ocorrer daqui a quatro anos, a Primeira Divisão da competição. Apesar de já ter o acesso garantido, nenhum dos técnicos abre mão de vencer o jogo final e levantar a taça de campeão.

“Estamos concentrados para tentar o título que será algo inédito para o Pará e para esta geração. O título é prioridade. Vamos em busca dessa conquista”, declarou o técnico paraense, Élcio Sousa. O comandante mato-grossense, Marcus Penna, replicou. “Nunca erguemos uma taça de campeão brasileiro. Não sou hipócrita de dizer que não quero ganhar, quero muito vencer, pois será um título muito importante para o nosso estado”.

Sobre o jogo deste domingo, os dois comandantes esperam dificuldades. “Vai ser um jogo difícil, temos que entrar muito concentrados para conseguir este título”, comentou Élcio. “A final deve ser um jogo muito bonito e equilibrado. O time paraense é muito bom, os dois times têm experiência e bons resultados em competições nacionais anteriores”, complementou Penna.

Nesta segunda-feira (15/3), tem início a Primeira Divisão do 17º Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria sub-20 masculina. A competição, que será realizada em Palmas (TO), reune sete seleções em busca do título e do acesso à Divisão Especial, na 18ª edição.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5491



Pará bate Roraima e está na final do Brasileiro de Seleções

Maceió (AL) - A seleção do Pará é a primeira finalista do 17º Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria sub-20 masculina, segunda divisão. O time bateu Roraima, por 6 a 0, neste sábado (13/3), na primeira semifinal do campeonato, que está sendo realizado no ginásio Tenente Madalena, em Maceió (AL).

Além da chance de decidir o título, os paraenses comemoram o acesso à primeira divisão da competição, em sua próxima edição. Pará aguarda agora o vencedor do duelo entre Mato Grosso e Maranhão, que ocorre na sequência da rodada. A final está prevista para ocorrer neste domingo (14/3), às 11 horas.

O começo de jogo já dava mostras que os paraenses viriam com força. O time começou apresentando um maior volume de jogo, criando melhores chances de abrir o marcador. Aos 9min29, Rato conseguiu traduzir em gol o domínio de sua equipe. Com a vantagem, os paraenses controlaram o confronto.

O segundo tento veio aos 16min26, novamente dos pés do pivô Rato, que assumiu a artilharia isolada da competição, com oito gols. O jogador superou Helber, da seleção do Rio Grande do Norte, que estava com sete tentos.

No segundo tempo, o panorama da partida seguiu o mesmo. Ageu ampliou aos 22min25, enquanto Rato fez mais um aos 24min35, chegando ao seu nono gol na competição. Augusto fez dois, primeiro aos 31min10, depois aos 33min10, consolidando a vitória por goleada e a classificação para a final.

Com a eliminação, o técnico roraimense, Olano de Matos falou sobre o jogo que determinou o final da caminhada de seus comandados. “O Pará é uma seleção de nível técnico altíssimo. Nossa equipe acusou a falta de experiência. Precisamos jogar mais jogos de alto rendimento para que possamos enfrentar qualquer equipe de igual para igual”.

Sobre a campanha no geral, Olano concluiu. “A equipe se portou bem. Sabíamos que seria uma competição dificíl, ainda mais pelo fato de ter vindo com um elenco com apenas nove atletas. Fizemos um grande trabalho”, avaliou.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5486

Já o técnico paraense Élcio Sousa, falou sobre a passagem de sua equipe para a final. “Não esperava um jogo tranquilo como foi, sobretudo pela temperatura elevada, imaginei que a Roraima fosse correr mais. No início foi difícil, mas à medida que o tempo foi passando, fomos ampliando e eles foram desistindo de correr atrás, com isso foi ficando mais fácil”, comentou o técnico da seleção do Pará.

Paraenses vencem os gaúchos e já estão de olho na semi

Maceió (AL) - O Pará encerrou a fase de classificação do 17º Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria sub-20 masculina, Segunda Divisão, com vitória. A equipe bateu o Rio Grande do Sul por 6 a 2 no final da tarde desta sexta-feira, em Maceió (AL). A competição se desenrola no ginásio Tenente Madalena.

A situação da chave já estava definida, os paraenses chegaram aos 10 pontos e ficaram com a primeira posição do grupo A, que teve o Maranhão como outro finalista, com sete pontos. Os gaúchos terminaram na quarta colocação da chave, com três pontos. Neste sábado (13/3), o Pará enfrenta Roraima, às 14 horas, por uma vaga na final e na Primeira Divisão do Brasileiro de Seleções da categoria.

No jogo, com as duas equipes com suas situações já definidas na competição, o jogo foi em ritmo morno. O placar só foi aberto aos 15min56, com um tento do ala Rato, em favor dos nortistas, levando a vantagem mínima para o intervalo. No segundo tempo, Rato, fez mais um, aos 26min35. Wallace ampliou aos 27min34, fazendo 3 a 0.

Os gaúchos chegaram a descontar, com Gabriel, aos 31min18, mas os paraenses seguiram em um ritmo mais forte. Juninho ampliou aos 32min45 e Rato fez seu terceiro tento no confronto, aos 36min51. A vontade de fazer mais dos paraenses era tamanha que o ala Juninho passou a exercer a função de goleiro linha, mesmo com a vantagem.

Sem o goleiro na meta, Luquinha roubou a bola, tocou por cima e diminuiu, aos 37min39. Porém, o maior volume de jogo deu ao Pará mais um gol, já aos 39min40, vindo dos pés do ala Ageu, fechando a vitória e a goleada em 6 a 2. “Hoje tivemos um jogo tranquilo. Tivemos a oportunidade de controlar o ritmo e saímos com uma boa vitória”, comentou o ala Ageu.

Ageu falou sobre a expectativa para o jogo da semifinal diante dos roraimenses. “Vamos buscar de mais um objetivo nesta semifinal. Aliás, a nossa principal meta, que é subir à primeira divisão. Falta um jogo e vamos encarar com a maior seriedade”.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5477

Pará passa por Rondônia e se isola na ponta do grupo A


Maceió (AL) - Os paraenses se isolaram na liderança do grupo A da Segunda Divisão do 17º Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria sub-20 masculina. O time venceu, nesta quinta-feira (11/3), Rondônia, por 9 a 2, em jogo realizado no ginásio Tenente Madalena, em Maceió (AL).

Com o triunfo a seleção do Pará chega a sete pontos. Ainda hoje, o time pode garantir matematicamente vaga na semifinal, para isto deve haver um vencedor no confronto entre Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, que duelam na sequência da rodada. Os rondonienses seguem com três pontos e chances remotas de se classificar para a próxima fase.

Os paraenses saíram em vantagem. Logo a 1min30, Juninho abriu o marcador. Porém, em um contragolpe veloz, o mesmo Juninho teve a infelicidade desviar a bola para suas próprias redes, aos 2min50 – foi o terceiro autogol do Pará em três jogos na competição. A recuperação, no entanto, não tardou.

Neto marcou dois gols na sequência, primeiro aos 4min45, depois aos 7min07 e os paraenses voltaram a dominar o marcador. A vantagem voltou a cair para um gol dez segundos depois, quando Thiago fez o segundo dos rondonienses, que seguiram pressionando em busca do empate.

Contudo, quem conseguiu fazer mais um foi novamente a seleção do Pará, que ampliou nos instantes finais da etapa inicial, Rato fez o quarto gol, aos 18min57. Já no segundo tempo, o fixo Brenno fez mais um, aos 24min49. Nos minutos finais, os gols foram saindo com facilidade para os paraenses. Kelson, Rato e Ageu ampliaram, respectivamente aos 34min21, 35min33 e aos 36min04. A goleada foi fechada aos 37min55, com mais um tento do ala Rato.

“Em relação aos jogos anteriores nos apresentamos bem melhor. Viemos mais concentrados e conseguimos ir bem melhor do que nas primeiras rodadas. Isto foi fruto da folga que tivemos ontem, assim conversamos e corrigimos algumas falhas. Com todo respeito ao time de Rondônia, nos sobressaímos e fomos melhores em todos os aspectos”, avaliou o fixo Brenno.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5459

Pará e Rio Grande do Norte fizeram um confronto emocionante

Maceió (AL) - Rio Grande do Norte e Pará fizeram um grande jogo, no encerramento da segunda rodada do grupo A da Segunda Divisão do 17º Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria sub-20 masculina, que está sendo realizada em Maceió (AL). O confronto, disputado nesta terça-feira (9/3), terminou com o placar em 6 a 6.

O resultado leva os nortistas para a liderança isolada da chave. O time chegou aos quatro pontos, enquanto Maranhão e Rondônia somam três pontos. Rio Grande do Norte somou seu primeiro ponto na competição, enquanto o Rio Grande do Sul, que estreiou hoje com derrota para o Maranhão, por 3 a 1, está na lanterna sem conquistar pontos.

O jogo começou movimentado. Logo aos 40 segundos, Neto abriu o marcador para os paraenses. Porém, a vantagem não durou muito. Aos 5min25, Brenno acabou marcando contra sua própria meta, igualando o placar. O selecionado do norte voltou a balançar as redes aos 9min29, com Juninho.

Logo nos primeiros segundos da etapa final os norte-rio-grandenses empataram. Rondinelly escorou um cruzamento aos 20min40. A virada dos nordestinos ocorreu aos 25min47, quando o goleiro Rafael chutou de longe e balançou as redes. Helber, com um chute certeiro, no ângulo, ampliou para o Rio Grande do Norte, aos 31min50.

O Pará iniciou uma reação com Juninho, aos 33min03, fazendo o terceiro, enquanto Ageu igualou novamente o marcador, aos 34min32, forçando o técnico Helder Moura a pedir tempo técnico. A parada não desanimou os nortistas, que retomaram o comando do placar, aos 34min47, com mais um gol do pivô Neto.

Aos 36min21, o fixo Brenno fez mais um, mas a vitória não estava decidida. Foi a vez dos maranhenses iniciarem uma reação. Já no minuto final, Rondinelly fez o quinto, aos 39min01, enquanto o goleiro Rafael marcou o sexto e fechou e deu números finais ao confronto, aos 39min23. “O resultado foi ruim, pois precisávamos da vitória, mas pelas circunstâncias do jogo está de bom tamanho. Agora teremos que lutar para ganhar os jogos que nos restam”, declarou Rafael.

O ala Juninho lamentou o empate. “Nosso time oscilou muito em quadra. Faltou experiência para segurar o resultado. Queríamos decidir o jogo nos contra-ataques e acabamos abrindo espaço. Temos que corrigir estes defeitos”, finalizou.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5437

13/03/2010

Pará abre a competição com vitória sobre o Maranhão

Brenno marcou dois gols na vitória do Pará
Maceió (AL) - A abertura da segunda divisão do 17º Campeonato Brasileiro de Seleções,categoria sub-20 masculina, ocorreu com a vitória do Pará sobre Maranhão, por 4 a 2, na tarde desta segunda-feira (8/3), no ginásio Tenente Madalena, em Maceió (AL).

O jogo foi válido pelo grupo A da competição, que se estenderá até o domingo (14/3) na capital alagoana.Com o triunfo, o time do Norte sai na frente na disputa por uma das duas vagas da chave na semifinal. Além de paraenses e maranhenses, o grupo é composto ainda por Rio Grande do Sul, além de Rio Grande do Norte e Rondônia, que se enfrentam logo mais, às 17 horas.

O jogo começou com os paraenses imprimindo um ritmo forte. Com menos de dois minutos de bola rolando já estava 2 a 0 para o time do técnico Élcio Souza. Brenno foi o autor dos dois tentos, aos 50 segundos e a 1min44, quando o treinador maranhense pediu tempo. Menos de um minuto depois, Felipe descontou para os nordestinos, aos 2min33. Ainda na etapa inicial, Augusto ampliou para a seleção paraense, aos 9min51.

Enquanto Maranhão chegou a desperdiçar uma cobrança de tiro livre direto da marca dos dez metros, com isso o marcador da primeira metade do confronto ficou em 3 a 1, em favor do Pará. No segundo tempo, o volume de jogo dos nordestinos aumentou e a pressão aumentou após o gol contra de Neto, aos 26min57.

O time chegou a colocar uma bola contra a trave do goleiro Roni, mas em um contragolpe, Neto marcou a favor dos paraenses e voltou a colocar a vantagem em dois gols, aos 38min25.“Começamos mal, dormindo em quadra, e acabamos sendo supreendidos por dois gols. Depois nos recuperamos e equilibramos a partida. Infelizmente vacilamos no segundo tempo e não conseguimos o empate.

O importante é que demonstramos poder de reação e a partir de agora vamos buscar nossa recuperação”, declarou o fixo Marvyn. Já o fixo paraense Neto, comentou a vitória de sua seleção. “Foi uma estréia tensa. O grupo se juntou apenas nesta segunda-feira e tivemos que nos superar. Acredito que a partir da segunda rodada possamos estar com um melhor entrosamento”, disse. Sobre o seus dois tentos, um contra e um a favor ele explicou. “Faltou comunicação com o goleiro, mas isto é algo normal e foi superado”.

05/03/2010

Esmac se despede com goleada sobre a Fesurv


Beto Costa/CBFS
A Esmac se impôs e se despediu com vitória
Betim (MG) - No confronto que marcou a abertura da terceira e última rodada da fase de classificação da 5ª Superliga de Futsal, a Esmac/Ananindeua (PA) bateu a Fesurv/Rio Verde/Rinco (GO), por 7 a 0, na tarde desta sexta-feira (5/3), no ginásio Divino Braga, em Betim (MG).


O triunfo marcou a despedida dos paraenses da competição. Com os três pontos o time termina na terceira posição do grupo B, enquanto os goianos, que também foram eliminados precocemente, ficaram na quarta colocação da chave, sem nenhum ponto conquistado. Às 19 horas, V&M Minas (MG) e Zaeli/Gazin/Penalty (PR) se enfrentam para definir a primeira posição do grupo – os dois estão classificados para a semifinal.

Apesar das duas equipes já entrarem em quadra sem chances de classificação, o confronto foi movimentado. O início foi equilibrado, com os dois goleiros trabalhando bem. Porém, os paraenses conseguiram abrir vantagem na etapa inicial. Biolay e Ageu marcaram, respectivamente, aos 10min26 e aos 11min28.

No segundo tempo, logo nos primeiros minutos os campeões da Liga Norte 2009 decidiram o jogo. Célio, aos 21min31, e Rato, aos 24min31, marcaram. A partir daí, o ritmo diminuiu, mesmo assim, a Esmac seguiu aproveitando bem as chances de gol. Ageu fez seu segundo tento no confronto, aos 32min46, enquanto Formiga fez aos 39min11, e Rato fechou a contagem em 7 a 0, aos 39min58.

“Fica o sentimento de dever cumprido. Jogamos bem durante toda Superliga, mas infelizmente as vitórias não vieram e isto inviabilizou nossa classificação. Fica a impressão de que temos um futuro promissor pela frente nas competições que estão por vir”, falou o pivô Rato, que fez dois gols na goleada.
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=5397

Meus Amigos

ESMAC : POTÊNCIA NO ESPORTE AMADOR...

BLOGESPORTE

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Aqui você fica sabendo o que acontece na ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE - ESMAC e nas escolas de nivel fundamental e médio sociedade Cívil Integrada Madre Celeste.